quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Nossa Senhora (12 e 13 de outubro)

Já demorava. De 12 para 13, foi a vez de a procissão com a imagem de Nossa Senhora deixar o Picoto, depois de 24 horas de oração e partir rumo às Várzeas. No momento de entrega da imagem às Várzeas foi lançado um conjunto de balões em forma de terço. No dia 13, depois da  celebração da missa vespertina, onde estariam cerca de cinco centenas de pessoas, iniciou-se a procissão de velas para a igreja paroquial. Dia 13, celebração da última aparição aos Pastorinhos na Cova da Iria em 1917.

Durante a tarde tinha sido grande a azáfama, como aconteceu em todos os lugares, para preparar, embelezando, os caminhos por onde passaria a procissão.

A intenção era juntar 800 copos de vidro, tantos quantos os anos que celebramos, com velas que iluminassem o interior, como o espaço envolvente, da igreja paroquial. Juntaram-se mais de 900, cerca de 200 vindos de Tercena, concelho de Oeiras. Durante a tarde deste sábado, os jovens empenharam-se nessa missão de iluminar o Souto.

Chegados à igreja paroquial, com dificuldade se acomodaram (de pé) todos dentro do espaço da igreja. Depois de um momento de oração, o pároco benzeu duas imagens dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, que foram postas nos altares junto de Nossa Senhora de Fátima, substituindo as imagens de São José e Santa Luzia, mudadas de lugar.

0 comentários: