sábado, 17 de agosto de 2013

Nª Senhora da Boa Morte


Sendo o Santíssimo Salvador patrono da nossa paróquia, há por costume celebrar a sua festa no primeiro fim de semana de agosto, honrando nela também S. Sebastião. Neste ano de 2013, não tendo aparecido ninguém para organizar os festejos, optou-se por celebrar apenas a dimensão religiosa da festa. Celebração da missa, para a qual se convidaram as comunidades da paróquia pedindo que trouxessem a respectiva bandeira. Depois da  missa fez-se a procissão com as
imagens dos santos, as bandeiras, e as pessoas, em razoável número, que quiseram estar presentes.
Tradicional e que teve muita importância em tempos passados é a celebração da festa de Nossa Senhora da Boa Morte, na festa litúrgica da Assunção (15 de agosto). No dia 14, ao anoitecer, celebrou-se a missa junto da sua capelinha, no lar do Centro Social. preparou-se tudo e o tempo ameno facilitou a presença de todos. Fez-se procissão de velas para a igreja paroquial, onde ficou a imagem de nossa Senhora até ao dia seguinte.
No dia 15, ás 11:30 celebrou-se a missa e fez-se a procissão com a imagem, de regresso à sua capelinha.
Esta capela tem a característica de ter as paredes cobertas com quadros do Catecismo em Imagens, método eficaz de se fazer catequese em tempos do Sr. Pe. António Jacinto Lopes, cego. Em 2010 a capela foi destruída, por não ser possível mantê-la de pé, por ocasião das obras de construção do lar, e foi reedificada no mesmo espaço, com medidas ligeiramente maiores. Foram substituídos os antigos "quadros", a maioria deles em completo estado de degradação, por quadros novos.
Pode ser visitada, pedido-se no lar. Aos que tanto mal falaram quando da sua demolição faz-se o convite a que a visitem, agora.