sexta-feira, 2 de março de 2012

SOUTO DA CARPALHOSA 800 Anos

A Paróquia está, em parceria com a Freguesia, a celebrar 800 anos de sua existência.Não se conhecendo data exacta de criação, aparecem duas antigas referências à Freguesia, uma em 1211 e outra em 1218, tendo-se escolhido 1012 como ano comemorativo.
Estão previstos  alguns momentos celebrativos, que iremos anunciando a pari passu com a Junta de Freguesia.
A propósito, fica um pequeno esclarecimento:

Freguesia vs. Paróquia

Até ao Liberalismo, “freguesia” e “paróquia” são sinónimos (à semelhança de “concelho” e “município”), não havendo uma estrutura civil separada da estrutura eclesiástica. Nesses tempos, o termo «freguês» (aglutinação da expressão latina fillius eclesiae, filho da igreja, ou simplesmente filigrês, como refere Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira) servia para designar os paroquianos, que eram, por assim dizer, «fregueses» do pároco. Com a reforma administrativa de 18 de Julho de 1835, surge a estrutura civil da Junta de Paróquia, autonomizada da estrutura eclesiástica; os seus limites territoriais, no entanto, eram geralmente coincidentes com a das paróquias eclesiásticas que vinham desde a Idade Média. Com a Lei n.º 621, de 23 de Junho de 1916, as paróquias civis passam a designar-se freguesias (e a Junta de Paróquia passa a designar-se Junta de Freguesia), fixando-se assim a diferença entre a estrutura civil (freguesia) e a estrutura eclesiástica (paróquia); no entanto, em linguagem popular, é vulgar falar da pertença a determinada freguesia quando, de facto, se pretende falar da pertença a uma comunidade paroquiana.

1 comentários:

Jorge Marinha disse...

800 anos de história são dignos de registos e estamos todos de parabéns, que nos sirva para nos tornarmos uma freguesia mais pujante e catalizadora de novos progressos. No entanto não entendo o porquê de se festejar em 2012, não faz qualquer sentido por muitas explicações que se arranjem. Ou era 2011 ou 2018 na dúvida um dos dois. Mas como a pressa tem destas coisas alguém, vidente, arranjou uma 3ª data 2012 EXPLIQUEM PORQUÊ. Sinceramente não faz sentido... Jorge Marinha