A 14 de fevereiro a Rádio Vaticana noticiava: "O Papa Francisco anunciou nesta sexta-feira, dia 13 de março na Basílica de S. Pedro que decidiu proclamar um “jubileu extraordinário” centrado na “misericórdia de Deus” e que terá início a 8 de dezembro deste ano de 2015 e percorrerá todo o ano de 2016:
"Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciar-se-á na próxima Solenidade da Imaculada Conceição e concluir-se-á a 20 de novembro de 2016.”
O Ano Santo Jubilar da Misericórdia terá início com a abertura da Porta Santa na Basílica de S. Pedro a 8 de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição e será encerrado no dia 20 de novembro de 2016, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
A abertura do Jubileu coincidiu com o cinquentenário do encerramento do Concílio Ecuménico Vaticano II, que aconteceu em 1965 e reveste este ano santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio.
No Santuário de Fátima a Porta Santa (porta de S. Tomé) foi aberta no dia 8 de dezembro. Na Catedral de Leiria, o acontecimento deu-se no domingo, dia 13.
Com início no Jardim Luís de Camões, organizou-se a procissão que levou à Porta Santa, na Sé, por onde entraram os presentes, celebrando-se depois a missa.
0 comentários:
Enviar um comentário