quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Redescobrir o Batismo

Estamos a viver já em pleno Ano da Fé. Iniciado a 11 de Outubro, terminará a 24 de Novembro de 2013. Ano da Fé para nos levar a uma maior descoberta de Deus, encontrando as razões para a nossa Esperança. Somos batizados, mas correndo sérios riscos de praticamente vivermos como se o não fossemos. Redescobrir o Batismo e tomar maior consciência do que Ele é na vida e para a vida. 


Não podemos voltar a receber o Sacramento, mas podemos, hoje e sempre, e devemos atualizá-lo no viver de cada dia. Somos filhos de Deus no Filho, que é Jesus. Conhecer os projetos, as propostas e a vida que Deus e a que nos chama, é a aventura em que nos lançámos e devemos empenhar-nos.

Nesse sentido, a paróquia propões, entre outras coisas que saibamos a data do nosso batismo (podemos sabê-la no cartório) e que a celebremos individual e comunitariamente. Assim, em cada primeiro domingo do mês recordaremos e festejaremos na missa paroquial todos os que, querendo-o, celebraram esse aniversário no mês anterior. Para recordar e fixar a data dos batismos em cada família, a paróquia fez um diploma, que pode ser emoldurado e ficar como quando belo em casa. Fez também uma lembrança em acrílico, para estar sobre uma mesa, ou noutro lado apropriado. Num e noutro serão inscritos as datas do batismo de cada um dos membros da família, sendo que para isso, os interessados poderão adquirir uma peça para toda a família. 

 Diploma e acrílico têm a imagem, de uma vela, recordando a fé que recebemos pelo batismo, a imagem da pia batismal da igreja paroquial e a inscrição da Sagrada escritura.

Propomos também que no dia de aniversário de algum dos membros da família seja acendida uma vela que a todos recorde o facto. Porque não acender essa vela e deixá-la à janela, sobretudo ao anoitecer, para que os cristãos que passarem recordem e rezem por quem nessa casa, nesse dia, celebra o seu nascimento para a Vida Divina?

Qualquer um dos elementos pode ser adquirido na paróquia.

Em Janeiro faremos uma celebração solene evocativa do Batismo que recebemos

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Faleceu o Sr. Pe Virgílio da Silva

Faleceu na madrugada de 13 de novembro, o Revº P. Virgílio da Silva, com 79 anos de idade.

A missa exequial será no dia 14 de novembro, quarta-feira, às 11:00 h, na igreja paroquial da Bajouca, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério do Souto da Carpalhosa, onde será sepultado.

O P. Virgílio da Silva era padre há 54 anos e, desde 2009, era Vigário Paroquial da Bajouca e Carnide, embora nos últimos meses estivesse a residir na Casa do Clero, em Fátima, por motivos de saúde.

O P. Virgílio era natural do Souto da Carpalhosa e fez a sua preparação para o sacerdócio no Seminário de Leiria, onde entrou em 1945.

Nos primeiros anos do seu ministério trabalhou como formador e professor do Seminário Menor, onde ensinou Latim, Português e Ciências. Também leccionou Religião e Moral nas escolas de Leiria. Durante algum tempo exerceu ainda as funções de Ajudante do Ecónomo do Seminário.
Posteriormente dedicou-se ao trabalho paroquial, como Pároco: nos Pousos, durante 6 anos, 14 anos em Parceiros e 18 anos na Urqueira.
Acumulou este trabalho paroquial com a colaboração no serviço da Câmara Eclesiástica.
Quando em 1999, a seu pedido, foi dispensado das funções de Pároco, passou a trabalhar pastoralmente como Vigário Paroquial na Bajouca e em Carnide.

Ao comunicar o falecimento deste sacerdote, a Diocese de Leiria-Fátima agradece a Deus todo o serviço que ele prestou à Igreja e confia-o, na oração, à misericórdia divina.

P. Vítor Coutinho
, Chefe de Gabinete do Bispo Diocesano