Estamos a viver já em pleno Ano da Fé. Iniciado a 11 de Outubro, terminará a 24 de Novembro de 2013. Ano da Fé para nos levar a uma maior descoberta de Deus, encontrando as razões para a nossa Esperança. Somos batizados, mas correndo sérios riscos de praticamente vivermos como se o não fossemos. Redescobrir o Batismo e tomar maior consciência do que Ele é na vida e para a vida.
Não podemos voltar a receber o Sacramento, mas podemos, hoje e sempre, e devemos atualizá-lo no viver de cada dia. Somos filhos de Deus no Filho, que é Jesus. Conhecer os projetos, as propostas e a vida que Deus e a que nos chama, é a aventura em que nos lançámos e devemos empenhar-nos.
Nesse sentido, a paróquia propões, entre outras coisas que saibamos a data do nosso batismo (podemos sabê-la no cartório) e que a celebremos individual e comunitariamente. Assim, em cada primeiro domingo do mês recordaremos e festejaremos na missa paroquial todos os que, querendo-o, celebraram esse aniversário no mês anterior. Para recordar e fixar a data dos batismos em cada família, a paróquia fez um diploma, que pode ser emoldurado e ficar como quando belo em casa. Fez também uma lembrança em acrílico, para estar sobre uma mesa, ou noutro lado apropriado. Num e noutro serão inscritos as datas do batismo de cada um dos membros da família, sendo que para isso, os interessados poderão adquirir uma peça para toda a família.
Propomos também que no dia de aniversário de algum dos membros da família seja acendida uma vela que a todos recorde o facto. Porque não acender essa vela e deixá-la à janela, sobretudo ao anoitecer, para que os cristãos que passarem recordem e rezem por quem nessa casa, nesse dia, celebra o seu nascimento para a Vida Divina?
Qualquer um dos elementos pode ser adquirido na paróquia.
Em Janeiro faremos uma celebração solene evocativa do Batismo que recebemos