sábado, 27 de janeiro de 2018

Falando por Deus

Basta uma vírgula em texto escrito, como a entoação de voz em expressão falada, para se poder alterar radicalmente o sentido do que se está a dizer. 

Deus. É caso para perguntar: que vamos fazer à missa se não percebemos o que Deus nos diz. A celebração não é só Palavra, mas Deus também é Palavra. 

Não pode um leitor deixar de preparar, antecipadamente, a leitura que vai proclamar, porque não vai ler uma palavra sua, vai seu boca de Deus, porque Deus se serve da sua voz. Não faz apenas má figura quem lê mal, e ler mal não é apenas dizer mal "palavras difíceis", é também dizer palavras que o texto não tem. Tem responsabilidade diante das pessoas e diante de Deus quem não se prepara para fazer bem o que tem a fazer na celebração, como a tem quem podendo fazer bem nem sequer a isso se propõe.

"Eu não preciso de ler antes" é expressão que, não há muito tempo, ouvi de alguém que lê muito mal. 
Sei que, mesmo preparando-se, há fatores que levam a imperfeição de leitura. Perante isso o leitor perde qualquer culpa: preparou bem mas saiu mal, não tem de que se preocupar. Sei também que o que digo pode levar a reação negativa de algumas partes, por se sentirem não preparadas, e, por isso, ao deixar de fazer este serviço. Não é a melhor atitude. Quem não está preparado não desiste, prepara-se. 

A palavra de Deus, na missa, não se lê, proclama-se. Para isso tem que ser, antes, muito bem lida e entendida.

0 comentários: