Se quiser ver as fotos da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora à nossa paróquia, clique em "ver mais" ou vá a "Fotografias" (na barra acima) e procure as que quiser ver.
Para ver imagens clique AQUI
Para ver imagens clique AQUI
A Paróquia do Souto da Carpalhosa, Leiria-Fátima, vista por dentro.
Eram 10:20 e ainda não se sabia onde celebrar a missa
marcada, nesse domingo, dia 14, para o exterior da igreja paroquial. Esta era a
única missa celebrada nesse dia na paróquia, esperava-se grande afluência de
gente por ser também a missa de encerramento da visita da Imagem Peregrina de
Nossa Senhora à nossa paróquia.
E já junto da igreja, antes da bênção final, mais um
conjunto de balões foi lançado, levando
um pano com a expressão “Mãe, que passas… e ficas no nosso coração”. Não
sabemos onde terá ido parar, mas que tenha levando uma mensagem de amor a quem
o encontrou.
Já demorava. De 12 para 13, foi a vez de a procissão com a imagem de Nossa Senhora deixar o Picoto, depois de 24 horas de oração e partir rumo às Várzeas. No momento de entrega da imagem às Várzeas foi lançado um conjunto de balões em forma de terço. No dia 13, depois da celebração da missa vespertina, onde estariam cerca de cinco centenas de pessoas, iniciou-se a procissão de velas para a igreja paroquial. Dia 13, celebração da última aparição aos Pastorinhos na Cova da Iria em 1917.



Foram muito pequenas as igrejas da Chã da Laranjeira e de São Miguel para acolher as todos aqueles que quiseram associar-se à passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, por aqueles lugares. Como tem sido feito sempre, celebrou-se a missa ao antes de iniciar a procissão, no dia 8 da Chã para S. Miguel e no dia 9, de S. Miguel para a Arroteia.
Por caminhos mais ou menos fáceis de ir calcorreando, as caminhadas fizeram-me como tempos de oração do terço e dos cânticos. Percebe-se o fervor e desejo que carregar o andor de Nossa Senhora. Possa sentir-se também o mesmo ardor e desejo de caminhar com Maria no coração, para todos os que estão menos interessados em emoções de momento.
Com o andor sempre em ombros a caminhada fez-se.
Dia rico e intenso, este 6 de outubro. Algumas dezenas de pessoas, doentes e idosas receberam a unção dos doentes, na celebração da missa, pela manhã, na Moita da Roda. dos momentos de oração, diante da imagem de Nossa Senhora, sobressaiu, pelos comentários, a participação, originalidade e beleza da ação do grupo do 10º ano de catequese.
Às 16:00 fez-se a despedida da imagem, que foi depois levada para o Souto para a celebração da missa com a catequese paroquial. Foram algumas centenas as pessoas as que se reuniram junto à igreja paroquial para esta celebração. Com animação de algumas irrequietas crianças, pode viver-se uma celebração bela, na qual se fez apelo à oração do terço, ou ao menos de uma parte, pelas crianças. A todas elas foi oferecido um terço, que fique como memória e seja instrumento de oração e comunhão com Deus.

No dia 30 de setembro, na igreja paroquial, celebrou-se a missa recordando os ex presidentes de Junta de Freguesia e os ex-párocos, que , sensivelmente no último século, estiveram à frente dos destinos desta freguesia e paróquia. Depois da celebração fez-se um momento de homenagem a todos eles, tendo-lhes sido entregues uma peça comemorativa dos 800 anos do Souto da Carpalhosa. No que aos párocos diz respeito, estiveram familiares, sobrinhos e segundos sobrinhos, do Pe António Jacinto Lopes, do Pe Manuel Ferreira Geraldo, o Pe Abel José da Silva Santos e O Pe Francisco José dos Santos Pereira.
Continuando o programa da presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, , na paróquia, no dia 1 de outubro, falou à comunidade a Ir. Ângela, Postuladora da causa de santificação dos Pastorinhos. Com fervoroso entusiasmo falou-nos do Francisco e da Jacinta, na sua história social e espiritual. Foi com entusiasmo também que nos deixou, àqueles que quiseram estar presentes para escutar. 
Foi no sábado, dia 29 de Setembro, que algumas dezenas de paroquianos foram a Fátima para a vivência de uma peregrinação. Depois da oração do rosário, na Capelinha, fizemos a via sacra aos Valinhos, visitámos a igreja paroquial e, em preparação para o Ano da Fé, a pia batismal onde foram batizados os Pastorinhos.
Novamente no Santuário visionámos um filme sobre o tema pastoral do ano (2011-2012) e trouxemos para a paróquia a imagem que connosco estará ao longo dos próximos 15 dias. Seja ela, Nossa Senhora, motivo para aproximação interior a Deus, Pai de Misericórdia, senhora da Vida a que nos chama insistentemente.